Membros da COMAT visitam a Vila Olímpica no Rio de Janeiro

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) reuniu-se ontem (17), como informado na edição passada do CBIC HOJE,  com diretores técnicos da ABNT, INMETRO e Sistema FIRJAN, no Rio de Janeiro. A programação da reunião se estendeu até hoje (18) pela manhã para que os técnicos pudessem visitar a Vila Olímpica no bairro da Barra da Tijuca.

A equipe convidada, formada por técnicos de 13 estados e o Distrito Federal, foi recebida pela Odebrecht, construtora responsável pelo empreendimento "Ilha Pura", conjunto de prédios que receberá os atletas das Olímpiadas Rio 2016. Após a visita, o engenheiro da construtora Márcio Teixeira da Silva ministrou uma palestra sobre a Vila. Segundo o presidente da Comat, Dionyzio Klavdianos, “a palestra versou sobre o legado técnico do empreendimento para a cidade, principalmente no que tange a sustentabilidade.” A visita foi organizada pelo Sinduscon-Rio.

Prêmio CBIC de Responsabilidade Social convidou proponentes para um tira-dúvidas on-line

Hoje, o Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC/CBIC) realizou um fórum on-line para tirar as dúvidas dos proponentes que desejam participar do 12ª edição do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social. A presidente do FASC/CBIC, Ana Cláudia Gomes, e assessora do Fórum Ana Flávia Godoi participaram do evento. Marcaram presença no fórum: o SECOVI-SP, NHK Sustentabilidade e a MRV Engenharia e Participações S.A. Confira amanhã no CBIC MAIS a cobertura completa dessa Oficina Tira-Dúvidas promovida pelo FASC/CBIC.

Leia o regulamento e informe-se.

A Reunião Comissão da Indústria Imobiliária acontece amanhã no SECOVI-SP

A reunião da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) acontece amanhã em São Paulo, na sede do SECOVI-SP. A abertura do encontro será feita do presidente da CII/CBIC, Flávio Prado, às 9h30 da manhã. Logo após,  a jornalista e comentarista da Rádio Jovem Pan, Denise Campos de Toledo, fará uma perspectiva da economia em 2016. Ainda pela manhã, o economista chefe do SECOVI-SP, Celso Petrucci, fará uma “Rodada de Mercado”. O vice-presidente da CBIC Carlos Henrique Passos será o relator do posicionamento do Minha Casa Minha Vida 3.

Para conferir a pauta completa da reunião,
clique aqui.

Campanha "Mãos à obra contra a dengue" em Minas Gerais

O setor da construção vem empreendendo diversos esforços no combate à dengue através de suas entidades representativas, visto que os canteiros de obras podem apresentar um risco potencial para o desenvolvimento da doença. O Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), braço social do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), inclui intervenções educativas de prevenção e combate à doença na sua rotina de ações desde 1997. Em 2009, esse compromisso foi formalizado através da assinatura do “Pacto de Aliança contra a Dengue”, integrando oficialmente um comitê de prevenção e combate à doença em seus espaços de atuação. O pacto envolveu prefeituras da região metropolitana (Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Contagem, Ibirité, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano), além de entidades da sociedade civil.

Além desses esforços, foram produzidas cartilhas educativas voltadas especificamente para a realidade da indústria da construção. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), foi elaborado o folder “Mãos à obra contra a dengue”, com situações específicas pertinentes a um canteiro de obras. Ele conta com um checklist de possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti e instruções sobre como agir em cada situação. Também foi produzida, com o apoio do Sinduscon-MG, do Sicepot-MG e da SMSA, uma revista em quadrinhos, ilustrada pelo quadrinista Celton, artista conhecido por vender suas próprias HQ’s nas ruas de Belo Horizonte. Em 2016, o Seconci-MG estabeleceu uma parceria com o grupo de teatro empresarial Todo Cultura, que desenvolveu um esquete cênico focado nas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Através de um viés lúdico, a apresentação reforça orientações importantes acerca dos locais de reprodução do mosquito, bem como dos sintomas e das medidas a serem tomadas em casos de suspeita de dengue, chikungunya e zika.
(com informações do Seconci-MG)

Número de indústrias que planeja investir em 2016 é o menor em cinco anos, mostra pesquisa da CNI

A crise econômica atingiu em cheio os investimentos das indústrias de grande porte, que têm 250 ou mais empregados. Apenas 64% dessas empresas pretendem investir neste ano, o menor número desde 2010, informa a pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com os empresários, as principais razões para a redução de investimentos são a incerteza econômica, a elevada ociosidade, a reavaliação da demanda e o custo do crédito.Entre as empresas que têm planos de investimentos, 67% pretendem tocar projetos já em andamento e 33% planejam iniciar novos empreendimentos.A boa notícia é que os investimentos de 2016 estão voltados principalmente para a inovação. Entre as indústrias que pretendem investir, 46% privilegiarão a melhoria ou a introdução de novos processos e 18% o desenvolvimento de produtos. Esta edição da pesquisa Investimento na Indústria foi feita entre 9 de novembro e 14 de dezembro de 2015 com 860 empresas de grande porte, que têm 250 ou mais empregados.Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.

(com informações da CNI)