CBIC participa do Seminário RedIndústria que construirá a Agenda Legislativa da Indústria

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, participou nesta terça-feira (02/02), em Brasília, da reunião do Conselho de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CAL/CNI) realizado por ocasião da abertura do Seminário RedIndústria, onde serão definidas as prioridades da Indústria em 2016 no Legislativo. Na ocasião, o presidente do CAL, Paulo Afonso Ferreira, propôs união por propostas que melhorem o ambiente de negócios. Segundo Paulo Afonso, sem avanços concretos em reformas estruturais, a economia deve seguir em recessão e aprofundar a retração da indústria. Participaram do painel “Cenário Político e Econômico e a Agenda para o Legislativo em 2016”, que contou com exposição da jornalista Eliane Cantânhede. O seminário, que reúne mais de 200 técnicos da CNI, das 27 federações e 60 associações setoriais da indústria, dentre elas a CBIC, termina amanhã (03/02). A 21ª Agenda Legislativa da Indústria tem como objetivo construir um documento com ideias propositivas para a agenda de competitividade do Brasil e que deve ser lançada no dia 29 de março. Foram mapeados pela CNI 1.099 propostas de interesse que estão em tramitação no Congresso Nacional e pretende chegar a um conjunto de “apenas” 100 tidas como prioritárias para o Legislativo neste ano.

(Com informações da Agência CNI de Notícias)

Congresso Nacional retoma trabalhos nesta terça-feira

Com o fim do recesso parlamentar, o Congresso Nacional retomou os trabalhos hoje (02/02), com cerimônia de abertura do Ano Legislativo. De acordo com a Assessoria Legislativa da CBIC, na Câmara dos Deputados, até a manifestação definitiva do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao rito do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, a ordem do presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é de que nenhuma comissão temática eleja seus presidentes. Já os trabalhos em Plenário devem ficar por conta das discussões para a votação de medidas provisórias sobre elevação do Imposto de Renda da Pessoa Física sobre o ganho de capital; loteria instantânea – Lotex; e reforma administrativa. Além disso, podem ser apreciados projetos que dispõem sobre teto salarial de servidores públicos e definição de crime de terrorismo. No Senado Federal, a composição das comissões permanece a mesma de 2015. No Plenário, dentre os itens pautados, destacam-se projetos tributários como a alteração da sistemática da cobrança do ISS e a reorganização do Simples Nacional.

Ações do setor contra a dengue: Seconci-GO promove curso de formação de dengueiros em Goiânia

Dentro do Projeto de Combate à Dengue nos Canteiros de Obra, em atuação há 11 anos em Goiânia, o Seconci-GO decidiu intensificar suas ações diante do cenário de índices crescentes de contaminação com a Dengue, Zika e Chikungunya. No último dia 26 de janeiro, na cidade goiana, o Serviço Social da Indústria realizou o Curso de Formação de Dengueiros. Ministrado por representantes das Secretarias de Saúde do Estado e do Município, com a participação de 80 profissionais da construção civil (Técnicos de Segurança do Trabalho, Pedreiros, Serventes e outros), o curso teve como objetivo formar multiplicadores na luta contra o Aedes Aegypti. A atuação desses multiplicadores será principalmente nos canteiros de obras, repassando a outras pessoas o conhecimento adquirido e cuidando para que não haja o surgimento de novos focos do mosquito.

Inscrições abertas para a maior iniciativa de reconhecimento da área da responsabilidade social do setor

Estão abertas as inscrições para a edição 2016 do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, maior iniciativa de reconhecimento na área da responsabilidade social do setor da Indústria da Construção no País. Realizado pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, com a correalização do Sesi Nacional, o prêmio tem como objetivo fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações socialmente responsáveis no setor. Podem participar entidades e empresas construtoras ou do mercado imobiliário sediadas no Brasil, que estejam desenvolvendo ações, projetos ou programas de responsabilidade social. Dividido em quatro categorias, os interessados podem participar do prêmio nas categorias Organizações (Empresa, Entidade, Seconci) e Especiais (Reconhecimento Social e Trabalhador Modelo), conforme regulamento. O anúncio dos vencedores ocorrerá durante o 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). Clique aqui para mais informações e inscrições.

Sinduscon-DF promove 14ª Copa de Futebol Society

O Sinduscon-DF abriu inscrições para a sua 14ª Copa de Futebol Society.  A organização do campeonato de futebol mais tradicional do setor da construção civil do Distrito Federal está a todo vapor e promete muitas novidades. O torneio, que está com inscrições abertas até o dia 18 de março, é voltado tanto para associadas quanto para entidades parceiras. A equipe deve ser formada por no máximo 12 jogadores, que não precisam ser necessariamente da mesma empresa. Integrantes de até três empresas diferentes podem formar um time. O presidente do Sinduscon-DF, Luiz Carlos Botelho, defende que é essencial fornecer entretenimento aos funcionários. “A Copa Sinduscon-DF é muito esperada, tanto pelos empresários quanto pelos trabalhadores da construção civil. É um momento fundamental de união”, reforçou. A Copa começa dia 2 de abril e os jogos ocorrerão sempre aos sábados, às 8h, no Arena Futebol Clube, em Brasília.