Construção amplia interlocução com Ministério do Trabalho e Previdência Social

O vice-presidente da CBIC Adalberto Valadão, o ministro interino do Trabalho Cláudio Puty e o presidente da CBIC José Carlos Martins. (Crédito foto: Erivelton Viana)

Foto à esquerda: Os jornalistas do Valor Econômico Raymundo Costa e Leandra Peres // Foto à direita: A organização do 88º ENIC esteve na reunião divulgando as novidades do evento e lembrando a todos que os valores diferenciados da inscrição será até o dia 30 de janeiro. (Crédito foto: Erivelton Viana)

O ministro interino do Trabalho e Previdência Social, Claudio Puty, participou nesta terça-feira (27/01), em Brasília, da primeira reunião de 2016 do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) onde debateu questões do setor relacionadas à pasta, como informalidade, subcontratação, jovem aprendiz, emissão de CND e fiscalização nos canteiros de obra.Ao citar o número de demissões ocorridas em 2015 no setor, 416 mil (Caged), o presidente da CBIC, José Carlos Martins, reforçou a importância de o governo retomar os investimentos. Alertou sobre questões como a informalidade no setor, onde 54% dos trabalhadores ocupados, segundo o IBGE, são informais. Aproveitou para convidar Puty a conhecer o Comitê de Incentivo à Formalização, desenvolvido há 14 anos no Paraná, que tem caráter educativo e visa incentivar a formalização do setor no Estado. Os registros mostram que o nível de informalidade no Paraná tem diminuído ano a ano, sem custo para o Poder Público, já que a iniciativa é bancada pelo Crea-PR, Seconci-PR/Sinduscon-PR e Fetraconspar, com apoio das demais entidades que compõem o Comitê, 20 no total. “O setor tem 54% de trabalhadores informais. É preciso combater esse problema”, destaca.Martins mencionou o problema detectado em vários estados com a fiscalização dos auditores, que só fiscalizam obras formais e nos centros das cidades. O ministro interino propôs a criação de um fórum, com a participação da entidade, para tratar desses e de outros assuntos que possam surgir, para que a CBIC possa apresentar suas propostas. Ficou acertado que a entidade solicitará uma audiência ainda para o próximo mês de fevereiro.O presidente da CBIC também convidou Claudio Puty para participar do 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado nos dias 11, 12 e 13 de maio, em Foz do Iguaçu, no Paraná (Clique aqui para mais informações sobre o Enic).A primeira reunião do Conselho contou com uma novidade: os colunistas Raymundo Costa e Leandra Peres, do Valor Econômico. Os jornalistas que participaram da reunião tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre questões do setor e debater com os empresários da indústria da construção o cenário político e econômico do país. Clique aqui para acessar as fotos da reunião.

CBIC representará o setor da construção no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES)

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, vai representar o setor da construção na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), amanhã (28/01), em Brasília. A presidente Dilma Rousseff convocou um grupo de 90 pessoas que vão integrar o CDES, chamado de Conselhão. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a composição ainda não está completamente fechada, mas lideranças de vários setores já confirmaram presença na reabertura do grupo, que terá como tema no primeiro encontro as “estratégias para a retomada do crescimento”. Formado por conselheiros não remunerados e pelos ministros de Estado, o grupo tem objetivo de discutir políticas públicas e formular propostas para o governo federal.

Governo deve liberar cerca de R$ 50 bilhões em linhas de crédito do BB, BNDES e Caixa

Conforme publicado no jornal O Estado de S. Paulo, desta quarta-feira, o governo deve liberar cerca de R$ 50 bilhões em linhas de crédito do Banco do Brasil, BNDES e Caixa (incluindo recursos do FGTS) no esforço para a retomada dos investimentos e do crescimento da economia. Provavelmente o anúncio será feito pelo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, na reunião de reabertura do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o Conselhão, marcada para amanhã.

FNNIC realiza primeira reunião do ano e discute ações para 2016

O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, e o presidente do Fórum Norte Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), Fábio Nahuz, reuniram nesta quarta-feira,27, com os membros do FNNIC para elaboração de planejamento estratégico de 2016. O encontro aconteceu em Brasília e contou com a participação de representantes de seis estados: Cláudio Calzavara, João Mota Filho e Fernando Moraes (Maranhão), André Montenegro e Clausens Duarte (Ceará), Betinha Nascimento (Pernambuco), Carlos Henrique Passos (Bahia), Alfredo Brêda e Marcos Holanda (Alagoas), Eduardo Lopes e Frank Souza (Amazonas).Entre os temas debatidos na reunião, destaque para o aumento do limite do FGTS e a necessidade de aproximação com os parlamentares do Norte e Nordeste por meio da CBIC. “Iremos trabalhar unidos em prol do desenvolvimento do setor para fortalecer a nossa classe”, destacou o presidente José Carlos Martins.Para o presidente do FNNIC, Fábio Nahuz, é de extrema importância que as ações do fórum estejam sempre alinhadas com as estratégias da CBIC, com articulações desenvolvidas em conjunto. “Não queremos tomar atitudes isoladas ou entrar em choque. Acreditamos que quanto maior a integração, mais resultados positivos traremos para as nossas regiões”, afirmou Nahuz.O Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção tem por objetivo abordar, discutir e indicar soluções para os diversos temas que afetam a classe construtora, assim como a sociedade e o país, além de estreitar os laços entre as lideranças que representam os diversos elos da construção civil. É constituído por Sinduscons das duas regiões em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

88º ENIC  FOZ DO DO IGUAÇU - INSCRIÇÕES COM VALORES DIFERENCIADOS ATÉ 30 DE JANEIRO