Ministro interino do Trabalho e Previdência Social participa da primeira reunião de 2016 do Conselho

Em razão de viagem do ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, ao exterior, o ministro interino Claudio Puty participará no próximo dia 27 de novembro da primeira reunião do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) de 2016 onde abordará o tema “Como criar mais e melhores empregos na construção civil”. A reunião do Conselho tem início às 10h30 e término previsto para as 16h, na sede da entidade, em Brasília.

Caixa revê classificação de municípios para limite do Minha Casa Minha Vida

A Caixa revisou a classificação de municípios para limite do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). A mudança é uma resposta ao questionamento realizado na semana passada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) sobre a metodologia utilizada pela instituição na classificação de municípios para enquadramento dos limites do valor do imóvel para o MCMVC. Após análise da Circular da Caixa, que trata do assunto e foi expedida em dezembro de 2015, a CBIC identificou que a instituição parecia não estar levando em consideração a classificação das áreas de Concentração de População (ACP) que é feita pelo IBGE em cidades como Ilhéus – Itabuna, Petrolina – Juazeiro, Juazeiro do Norte – Crato -Barbalha, Volta Redonda – Barra Mansa, Ipatinga – Coronel Fabriciano – Timóteo. Ao considerar essas cidades separadamente, o limite de enquadramento do valor do imóvel ficava menor. Os novos limites já foram alterados no sistema da instituição e estão disponíveis para consulta e simulações. Também já foi emitida comunicação interna autorizando as agências a considerarem os limites revisados. Participaram da reunião, pela CBIC, o presidente José Carlos Martins, juntamente com o líder de projeto da CBIC sobre o tema MCMV, Carlos Henrique de Oliveira Passos, e membros da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC.

CBIC envia Report dos Regionais Concessões e PPPs do Sul, Centro-Oeste e Nordeste – Ampliação das Oportunidades de Negócios

A organização dos fóruns sobre Concessões e PPPs nas regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste enviou Report aos participantes dos eventos realizados em 2015 nas cidades de Curitiba (PR), pelo Sinduscon-PR, Goiânia (GO), pelo Sinduscon-GO e Fortaleza (CE), pelo Sinduscon-CE. O report contém importantes informações, que poderão ajudar as empresas do setor da construção no planejamento das estratégias futuras. Promovido pela CBIC e Senai Nacional, o evento já foi realizado também em Vitória (ES) e Volta Redonda (RJ). Juntamente com o documento foi enviado link de acesso as apresentações, fotos e material de leitura prévia de cada um dos eventos.Para manter-se informado sobre o tema e a série de eventos que serão realizados em 2016, clique aqui.

Para conferir os reports de cada região participante do evento, clique aqui:
Região SulRegião Centro-Oeste eNordeste.

Ipea: informalidade cresceu no mercado de trabalho em 2015

Nota Técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre Análise da Dinâmica do Emprego Setorial de 2015 a 2015, publicada no último dia 15, revela que em 2015 houve crescimento da informalidade no mercado de trabalho. A taxa de informalidade cresceu entre o segundo trimestre de 2014 e o terceiro trimestre de 2015, de 43,9% para 45,1% no mercado brasileiro. O segmento de Comércio, exceto veículos automotores e motocicletas, liderou a lista dos que mais pesaram no total das transições formal-informal, com 16,6%. Na sequência, aparecem os segmentos de educação, construção e incorporação de edifícios, administração pública, defesa e seguridade social, e serviços domésticos. Os cálculos foram baseados na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo avaliou os dados de emprego e da informalidade. Apesar dos resultados, o Ipea considera que o crescimento do desemprego não está ligado ao aumento dos desligamentos, mas sim a uma diminuição de contratações. A taxa de desligamentos, inclusive, sofreu uma retração de 9,8% para 8,9% entre o segundo e o terceiro trimestres de 2015. Clique aqui para acessar a íntegra do estudo.

(Com informações do Ipea)

CBIC divulga calendário anual das suas reuniões em 2016

A CBIC enviou nesta quarta-feira (20/01) aos associados da entidade o calendário consolidado das reuniões do Conselho de Administração, das Comissões Técnicas (Comissão da Indústria Imobiliária - CII, Comissão de Política e Relações Trabalhistas -CPRT, Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade – COMAT, Comissão do Meio Ambiente – CMA, Comissão de Obras Públicas, Privatizações e Concessões – COP), do Fórum de Ação Social e Cidadania - FASC e do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) com as datas previstas para 2016.  Também foram enviados os calendários específicos de cada comissão. As reuniões serão confirmadas por e-mail com antecedência.  A primeira reunião do Conselho de Administração da CBIC será no próximo dia 27 de janeiro, das 10h30 às 16h30, na sede da entidade, em Brasília.Clique aqui para acessar a íntegra do calendário consolidado.