Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Previdência Social participa da reunião do Conselho do dia 27

O secretário executivo do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), Cláudio Puty, participa no próximo dia 27 de janeiro da reunião do Conselho de Administração da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para tratar do tema “Como criar mais e melhores empregos na construção civil”. A reunião do Conselho será realizada das 10h30 às 16h30, na sede da entidade, em Brasília.

Governo não aumentará alíquota de tarifa de importação do aço

Em entrevista publicada no último domingo (17/01), no jornal O Globo, o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, assume que não haverá aumento da alíquota de tarifa de importação do aço. “Já temos uma tarifa média superior ao que é verificado em outros países”, destacou. Segundo o ministro, as ações para proteger a indústria siderúrgica devem se concentrar mais em defesa comercial do que numa elevação de tarifas de importação. A recomendação é baseada em análise efetuada por grupo de trabalho do governo que avaliou a demanda.

Produtividade brasileira na construção ficou abaixo da média mundial da última década

Estudo realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) revela que o Brasil possui um duplo gap: os desníveis de produtividade da construção em relação à média da economia brasileira e da construção brasileira em relação ao mesmo setor na maioria dos países estudados. O estudo foi elaborado a partir de uma análise de dados da construção no Brasil e de um conjunto de 17 países e apresenta números da produtividade da mão obra da construção para o período de 2003 a 2013. De acordo com o estudo, em 2003 a produtividade setorial no Brasil era 32,5% inferior à média da economia do país. Esse diferencial se manteve até 2013, ainda que com oscilações, tendo chegado a 31,7% em 2013. Por sua vez, o diferencial em relação aos países desenvolvidos pode ser bem percebido na comparação com a produtividade americana: em 2013, a mão de obra na construção brasileira alcançou apenas 20% da produtividade nos EUA. Entre 2003 e 2013, enquanto a produtividade chinesa cresceu 108,4%, no Brasil a elevação foi de 20,6%. Dessa forma, se a produtividade da construção da China continuar no mesmo ritmo dos últimos 10 anos, ou seja, crescendo à taxa anual de 7,62% e o Brasil crescer à taxa de 1,89% – referente ao período 2003-13 -, em 2019 a produtividade chinesa já será maior que a brasileira. Clique aqui para acessar a íntegra do estudo.(Com informações do Sinduscon-SP)

BNDES repassa R$ 42,4 milhões a projeto de parque eólico no Rio Grande do Sul

Foi aprovado financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de R$ 42,4 milhões à Enerplan Energia Eólica IV S.A. para a implantação do Parque Eólico Pontal 2A, no município de Viamão, no Rio Grande do Sul. O valor corresponde a 47% do investimento total do projeto e a operação é mista, sendo R$ 28,3 milhões liberados diretamente pelo banco e R$ 14 milhões repassados na modalidade indireta, sendo o Badesul o agente financeiro. Ela também inclui um subcrédito social de R$ 210 mil. O empreendimento deve contar com oito aerogeradores e potência total instalada de 21,6 MW.(Com informações do Portal Piniweb)

Segundo lote de inscrição para o 88º Enic encerra no próximo dia 30

O segundo lote das inscrições para o 88º Enic (Encontro Nacional da Indústria da Construção) estão terminando. As inscrições desse lote se encerram no dia 30 de janeiro. No segundo lote, os valores são de R$1.080,00 para empresários, diretores e profissionais, R$ 900,00 para acompanhantes e assessores e R$ 520,00 para estudantes. Associados aos Sinduscons do Paraná têm desconto especial. Para mais informações sobre valores acesse o site do Enic ou ligue para o telefone (45) 3226-1749. Só serão aceitas as inscrições após a efetivação do pagamento.  Ainda dá tempo de aproveitar o segundo lote, clique aqui e efetue sua inscrição.

De acordo com a organização do 88º Enic, o hotel oficial do evento já está lotado, mas há outras opções que irão agradar todos os participantes, desde hotéis mais econômicos, com diárias a partir de R$ 122,00 até hotéis 5 estrelas com diárias a partir de R$ 715,00. Para mais informações, entre em contato com a empresa Loumar Turismo pelo telefone (45) 3521- 4000 e tire todas as suas dúvidas. Acesse também o
site do evento e fique por dentro de todos os hotéis que estão credenciados, sabendo a distância entre o hotel e o evento, seus valores e classificação. Vem pro 88º Enic e participe deste que é o maior evento da construção civil do país.

Setor promove campanhas de conscientização contra doenças que podem matar: dengue, chikungunya e zyca

O Serviço Social da Construção de São Paulo (Seconci-SP) deu início à sua campanha “Todos contra a Dengue e a Chikungunya”. Em folder distribuído pela entidade (clique aqui para acessá-lo), o Seconci-SP ensina formas de prevenção contra o mosquito da Dengue e do a Chikungunya.  Esclarece ainda que a dengue é uma doença infecciosa, que pode matar, e que a febre a chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue, transmitida também pelo mosquito Aedes aegypti. Dentre os sintomas, dores nas articulações, fraqueza, dor de cabeça, perda de apetite, febre alta e manchas avermelhadas na pele.

A ação de sensibilização do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES) tem como foco o alerta “Quinze minutos que podem salvar vidas”. A entidade criou o Dia D de Combate ao Mosquito na Construção Civil elegendo a segunda-feira como o dia para fazer uma varredura nos canteiros e também nas áreas administrativas. A proposta é reservar os 15 primeiros minutos de trabalho de cada segunda-feira para eliminar a água parada em canteiros de obra.

Em Brasília, o setor também aderiu à campanha do Governo de Brasília contra a dengue. O Seconci-DF, braço social da construção civil do DF, realizará na próxima quarta-feira (20), uma palestra de prevenção, às 7h, em um canteiro no Setor Hoteleiro Sul. Na campanha desde 2015, no ano passado, o assessor de Mobilização Institucional e Social para Prevenção da Dengue, Ailton Domício, orientou os profissionais de Segurança no Trabalho quanto aos cuidados dentro dos canteiros. Segundo a gerente de Segurança no Trabalho do Seconci-DF, Juliana Oliveira, desde o treinamento, a entidade tem realizado palestras preventivas sobre a doença nos canteiros de obras.