NEWSLETTER 01.12.2015 / EDIÇÃO 5625

View this email in your browser

Queda da construção civil aprofunda retração do investimento

Em Nota à Imprensa, a CBIC destaca que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nessa terça-feira (01/12), comprova o forte impacto negativo da redução continuada da atividade da construção civil sobre a economia brasileira em 2015 e sobre os investimentos. Combinados, o quadro de recessão e a sazonalidade do setor, que registra desaceleração de suas atividades no último trimestre do ano, devem forçar uma revisão para baixo das estimativas. Os dados do IBGE somam-se a outros indicadores negativos para o setor, especialmente a redução de postos de trabalho. "Esse resultado confirma a necessidade de o Brasil enfrentar seus problemas estruturais", diz José Carlos Martins, presidente da CBIC. "Não basta mais aplicar remédios, é preciso fazer uma cirurgia", frisa, defendendo a adoção de medidas que revertam o cenário atual para além do ajuste fiscal.

Segundo o IBGE, a indústria da construção já caiu 8,4% nesse ano. Os números reforçam o pessimismo do setor, que sofre impacto negativo de um conjunto de fatores como a suspensão dos investimentos, o atraso nos pagamentos de obras contratadas e executadas para o governo federal, o aumento de impostos e a escalada da inflação. A deterioração continuada do cenário deve levar à perda de meio milhão de postos de trabalho em 2015.

Martins reitera a defesa da adoção de medidas que viabilizem a retomada dos investimentos. Na sua avaliação, fatores como a incerteza econômica, a instabilidade regulatória, os custos de financiamento, o atraso dos leilões de grandes obras de infraestrutura, e a suspensão dos investimentos estão entre os principais fatores que retardam a recuperação do PIB. Os dados divulgados pelo IBGE indicam que a taxa de investimento do Brasil passa de 20,2% para 18,1%. A indústria da construção defende a melhoria na qualidade do investimento público e a remoção de gargalos que inibem o investimento privado.

Governo tem até 7 de dezembro para avaliar proposta do GAP para fase de transição do MCMV 3

Em reunião nesta terça-feira (1º/12), em Brasília, representantes do setor da construção no Grupo de Apoio Permanente (GAP) do Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS) apresentaram proposta para a fase de transição dos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida 3 (PMCMV 3). A proposição consiste em: 1) Para os empreendimentos com Pessoa Jurídica (PJ) contratados até 31/12/2015 em todo o País, os correspondentes contratos de Pessoa Física (PF) serão aceitos com as regras antigas (valor de remuneração e taxa de juros) até 30/06/2016; 2) Já para os empreendimentos das localidades onde houve redução do valor do imóvel e de subsídio, com PJ contratado ou não, foi proposto que as contratações de PF se estendam até 31/10/2016. O prazo, nesse caso, será maior para permitir a aprovação dos projetos em andamento. Para viabilizá-la, foi proposto pelos integrantes do GAP que o diferencial de juros desfavorável aos agentes financeiros nessas operações, resultante da aplicação da regra antiga, seja subsidiado com recursos do FGTS. Assim construída, a proposta deverá ser avaliada pelo governo federal que tem até o dia 7 de dezembro para se posicionar, uma vez que o assunto será deliberado na reunião do CCFGTS do próximo dia 8 de dezembro.

Jantar de Confraternização da CBIC e entrega do III Prêmio CBIC de Jornalismo será no dia 9 de dezembro

No dia 9 de dezembro, a partir das 20h, no Villa Rizza, Clube Monte Líbano, em Brasília, a CBIC realizará o seu tradicional Jantar de Confraternização de Fim de Ano e a entrega do III Prêmio CBIC de Jornalismo.

Sinduscon-MA participa do I Balcão de Renegociação de Dívidas

Legenda: Fábio Nahuz acompanha atendimento no estande do Sinduscon-MA no I Balcão de Renegociação de Dívidas

O Sinduscon-MA está oferecendo uma oportunidade imperdível para os associados quitarem suas dívidas com a Contribuição Sindical dos exercícios 2015 e anos anteriores. A entidade é uma das participantes do I Balcão de Renegociação de Dívidas, promovido pelo Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) e empresas parceiras com apoio do Sebrae-MA. O evento será realizado até sexta-feira (04/12), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma. O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, a participação do sindicato no evento demonstra o apoio a esse tipo de oportunidade que o Tribunal de Justiça e parceiros estão disponibilizando aos consumidores para quitarem suas dívidas. Em São Luís, em função de convênio firmado com a Prefeitura, só é liberado alvará de funcionamento para exercício anual das empresas da construção civil que estiverem em dia com o pagamento da Contribuição Sindical. Neste caso, é emitida declaração que é apresentada à Secretaria Municipal de Fazenda para liberação do documento.

Cancelada a reunião do Fórum de Ação Social e Cidadania da CBIC do dia 10 dezembro

Foi cancelada a reunião do Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) da CBIC, programada para o dia 10 de dezembro. O cancelamento atende à reivindicação de membros do FASC presentes à reunião do dia 26 de novembro. O calendário de reuniões do FASC para o ano de 2016 será enviado entre os dias 10 e 15 de dezembro de 2015. Mais informações com a assessoria técnica do Fasc/CBIC.  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

42ª Feira Internacional do Mármore e Granito - Cachoeira Stone Fair 2016Data: 23 a 26 de agosto de 2016
Local: Parque da Exposição Carlos Caiado Barbosa, Cachoeiro do Itapemirim - ES.