15/06/2015 :: Edição 5529

Saneamento

CNI DIVULGA ESTUDO SOBRE OPORTUNIDADE E AÇÕES PARA UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO

O estudo "Saneamento: oportunidades e ações para a universalização", divulgado nesta segunda-feira (15/06) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela que a redução da burocracia pode diminuir em 41% o tempo para início de obras de saneamento básico no Brasil. De acordo com o estudo, ao se eliminar processos redundantes para a liberação de financiamento em órgãos do Governo Federal, o prazo de análise de projetos passaria de 22 para 13 meses. O estudo mostra que o problema está em três processos a cargo do Ministério das Cidades e do Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC): as etapas de análise técnica e homologação de projeto para obtenção de financiamento, feitas pela Secretaria de Saneamento do ministério e no comitê, estão duplicadas na Caixa Econômica Federal. A CNI propõe que essas atribuições sejam realizadas pela Caixa, gestora dos recursos para obras de saneamento, por meio do Fundo de Investimento do FGTS (FI-FGTS). Assim, o processo de análise de projetos cairia das 17 fases atuais para 14 etapas. O estudo calcula que, para cada R$ 1 investido no setor, a economia brasileira teria um incremento de R$ 3,13 no valor bruto da produção nacional. (Com informações do Portal Piniweb)



Conselho das Cidades

CONSELHO DAS CIDADES DISCUTE PROPOSTAS PARA O PPA 2016/2019

O Conselho das Cidades (ConCidades) promove de hoje (15/06) até quarta-feira (17/06), no auditório do Ministério das Cidades, em Brasília, a sua 45ª Reunião Ordinária. A abertura do encontro (15) contou com a participação do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que abordou as ações desenvolvidas pelo ministério das áreas de habitação, saneamento, mobilidade e infraestrutura juntamente com os segmentos do Poder Público estadual, federal e municipal; movimentos populares, empresários, trabalhadores, representantes de ONG’s, profissionais e acadêmicos. Durante a 45ª Reunião, os comitês técnicos irão debater apresentação de propostas para o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 de cada segmento. Também serão feitas deliberações sobre a 6ª Conferência Nacional das Cidades; informe sobre a Conferência Habitat III; relato dos comitês técnicos e votação das resoluções, ações dos programas Minha Casa Minha Vida, Plansab e PAC. A CBIC participa do Conselho, representada por Maria Henriqueta Arantes Ferreira Alves (CBIC) e Elcio Sigolo (Sinduscon-SP).
 


Mobilidade Urbana

CÂMARA DOS DEPUTADOS PROMOVE SEMINÁRIO MOBILIDADE URBANA: ACESSIBILIDADE, TRANSPORTE E MORADIA

Será realizado nesta terça-feira (16/06), a partir das 14h, no Plenário 07 do Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília, o “Seminário Mobilidade Urbana: acessibilidade, transporte e moradia”.  Na programação, destaque para os painéis sobre Acessibilidade e Transporte e Moradia. Este último painel será presidido pelo deputado Julio Lopes e contará com a participação da arquiteta e urbanista, Paula Haddad, e do secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Dario Rais Lopes.
 


Fasc/CBIC

PRÊMIO CBIC DE RESPONSABILIDADE SOCIAL FORTALECE O DESENVOLVIMENTO  DE AÇÕES SOCIAIS

Estão abertas até o dia 15 de julho as inscrições para a edição 2015 do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social. Aplicável a projetos desenvolvidos por entidades, empresas e trabalhadores do setor da Indústria da Construção, o concurso tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de ações sociais na área, estimulando a busca por uma sociedade com melhor qualidade de vida. Poderão concorrer projetos e programas desenvolvidos em 2014 ou aqueles que foram elaborados nos anos anteriores e continuam ativos, com, pelo menos, um ano de operacionalização. No total, serão consagrados oito vencedores, distribuídos em três categorias: Categoria Organizações, Categoria Reconhecimento Social e Categoria Trabalhador. Os prêmios serão entregues durante a solenidade de abertura do 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado nos dias 23, 24 e 25/09, no Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (CIMATEC), em Salvador. Para participar, inscreva-se aqui.


Norma de Desempenho

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO É TEMA DO OITAVO MÓDULO DA OFICINA DA NORMA DE DESEMPENHO

O Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) realizam na quarta-feira (17/05), das 8h às 18h40, no auditório da Área IV da PUC-GO, em Goiânia, o oitavo módulo da Oficina da Norma de Desempenho sob o tema “Segurança Contra Incêndio”. A oficina será realizada por meio da Comunidade da Construção de Goiânia, o objetivo do evento é dar continuidade às discussões relacionadas à NBR 15575 (Norma de Desempenho), abordando especificamente a Segurança Contra Incêndio (SCI), com a colaboração de especialistas no assunto. Na ocasião, será lançada publicação elaborada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, com apoio do Sinduscon-GO, Crea-GO e FR Incorporadora, contendo um compêndio da “Legislação de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Estado de Goiás” atualizada, incluindo a Lei 15.802/06 e as Normas Técnicas de 2014. Para mais informações, clique aqui.
 

Cbic

 

Informações de Contato

Rua Nova Ponte, 500
Bairro Jardim dos Gravatás
Uberlândia-MG
(34) 3236-3163

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Quem Somos

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba SINDUSCON-TAP tem como missão representar os interesses do setor da construção civil, promover o desenvolvimento sustentável, melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços e o fortalecimento do segmento nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba... Ler Mais

Newsletter