27/05/2015 :: Edição 5517

CCFGTS

CONSELHO CURADOR DO FGTS APROVA MELHORIAS PARA O MERCADO IMOBILIÁRIO

O Conselho Curador do FGTS ampliou o escopo para o financiamento de imóveis, agregando unidades que poderiam ser contempladas apenas no âmbito do SBPE. Em reunião realizada em 26/05, o órgão aprovou medidas que favorecem o mercado imobiliário e a geração de empregos e passou a permitir o financiamento de imóveis de até R$ 300 mil para todos os trabalhadores e até R$ 400 mil para aqueles que tenham conta vinculada. A decisão atende à estratégia definida pela CBIC, baseada em três vetores principais: usar recursos do FGTS, em apoio a poupança, para imóveis avaliados entre R$ 300 mil e R$ 400 mil; revisão dos critérios do cumprimento de exigibilidade para unidades na faixa intermediária, até R$ 500 mil; e uso da LCI em proporção maior para unidades na faixa acima de R$ 500 mil e até R$ 750 mil. A deliberação do Conselho Curador torna efetiva a criação de um novo produto para o setor.Clique aqui para acessar íntegra de Nota Técnica sobre o assunto.

CMA/CBIC

CBIC PROMOVE OFICINA SOBRE DECLARAÇÕES AMBIENTAIS DE PRODUTOS APLICADAS À CONSTRUÇÃO

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) da CBIC promove nesta sexta-feira (29/05), das 9h às 16h, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), a Oficina Declarações Ambientais de Produtos aplicadas à Construção.  A oficina abordará temas relacionados ao desempenho ambiental de produtos (DAPs), além do Programa Brasileiro de Avaliação de Cidade Vida (PBACV), entre outros temas. A oficina conta com o apoio do Senai e do Sinduscon-DF. Para acessar a programação completa e fazer a inscrição do evento, clique aqui.

Para participar, inscreva-se aqui.

Comat/CBIC

ENCONTRO DE NEGÓCIOS: SOLUÇÕES EM INOVAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC e o Senai promoveram nesta quarta-feira (27/05), em São Paulo, o “Encontro de Negócios: soluções em inovação para a construção civil”. Um dos destaques do evento foi o tema “Institutos Senai de Inovação”. Os institutos foram criados para estimular a competitividade da indústria brasileira, buscando soluções inovadoras para a produção industrial. Cada instituto é um ambiente de contínua interação entre a indústria, empreendedores, universidades, institutos de pesquisa e fontes de capital, em suas diversas formas. Durante o evento, também foram apresentados cases dos Institutos Senai de Inovação para a construção civil, além de palestras sobre indústria da construção civil e formas de fomento para a inovação.

Pesquisa

SETOR DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO ESTÁ MENOS PESSIMISTA PARA JUNHO, APONTA ABRAMAT

Pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) revela que os empresários do setor de material de construção estão menos pessimistas com o cenário de junho, frente ao mês de maio. De acordo com a Abramat, 19% consideraram bons os resultados de maio, enquanto 39% disseram que o período foi regular, 35% assinalaram o mês como ruim e 6% como muito ruim. Para junho, 23% das companhias projetam boas vendas, 58% têm expectativas regulares e outros 16% acreditam em um ambiente ruim. A categoria de muito ruim ficou com 3% dos entrevistados. Em maio, 42% das indústrias de materiais pretendiam investir nos próximos 12 meses, o que representou uma melhora em relação a abril, quando a intenção relatada era de 41%. Em igual período do ano passado, o indicador estava em 74%. Ainda de acordo com a sondagem, na média, 10% das companhias entrevistadas têm boas expectativas em relação às ações do governo para o setor da construção civil nos próximos 12 meses. O resultado apresentou um crescimento do otimismo, que estava em 6% no mês anterior, embora tenha ficado aquém dos 14% de maio de 2014. Por outro lado, 61% dos entrevistados se disseram pessimistas, frente a 56% em abril e 26% em maio de 2014. (Com informações da Agência Estado)

Arbitragem

PERMITIDA ARBITRAGEM PARA CONTRATOS PÚBLICOS

Foi publicada a Lei 13.129, de 26 de maio de 2015, que permite a arbitragem na Administração Pública Direta e Indireta para dirimir conflitos relativos a direitos patrimoniais disponíveis. A nova lei altera a redação da Lei 9307/96 (Lei de Arbitragem) e tem como objetivo diminuir o número de processos no Judiciário.

Núcleo Seguros

COMO SECURITIZAR RECEBÍVEIS DURANTE A OBRA

O Núcleo Seguros CBIC oferece o MIP CBIC, que possibilita a securitização dos recebíveis imobiliários do empreendimento, ainda em fase de construção. Os interessados podem acessar a minuta do modelo promessa de compra e venda do imóvel em construção adequado à securitização. Para mais informações,clique aqui ou entre em contato pelo telefone 0800 648 9009.