megacon

Realizado do dia 21 a 23 de outubro a 1ªedição do MEGACON o maior evento da Construção Civil em Uberlândia, atingiu aproximadamente 65 milhões de reais em negócios.
Evento foi realizado pelo Sinduscon TAP, através da contratada IB Global com os patrocínios do CREA/MG, CAU/MG e apoio da Prefeitura Municipal de Uberlândia, SEBRAE/MG, Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

O MEGACON – Seu imóvel na hora, contou com 19 expositores de imóveis dentre eles 11 construtoras e 8 imobiliárias, foram realizados 1.042 atendimentos, gerando aproximadamente R$ 65.076.358,10 em negócios.
A primeira edição do MEGACON bateu recordes em relação aos dados da última feira de imóveis realizada. Nesta edição foram disponibilizados 5.998 imóveis, sendo 112 empreendimentos, 4.636 apartamentos, 1052 casas, 310 unidades entre lotes e sobrados, sendo que em 2019, o histórico foi de 2.412 visitantes, ofertas de 53 empreendimentos, 4.623 apartamentos e 908 casas, gerando 47 milhões de reais em negócios.
Segundo o presidente do sindicato, o engenheiro civil Pedro Spina, “A 1ª edição do MEGACON foi um sucesso! Conseguiu mostrar a pujança do mercado imobiliário de Uberlândia, um mercado atuante crescente e conseguiu também mostrar o empenho da parte técnica e também a parte social que a construção civil pode desenvolver”, afirmou o empresário.
A Prefeitura Municipal de Uberlândia através do SINE ofereceu mais de 3 mil empregos, sendo 300 vagas somente do setor da construção civil, 273 pessoas foram atendidas e 62 inscrições foram realizadas nos cursos profissionalizantes.

A Secretaria Municipal de Habitação atendeu 2.206 pessoas através de cadastros e atualizações de dados para o programa Minha Casa Minha Vida – MCMV, além da doação de 1.000 mudas á sociedade, através do Horto Municipal que realizou orientações aos interessados.
O evento contou com a estrutura de 3 salas com palestras simultâneas gratuitas durante o sábado e o domingo, em um total de 32 palestras com diversos temas sobre o setor. Palestrantes de renome, e de várias cidades prestigiaram o evento em prol da qualificação profissional, que resultou em 1.120 pessoas inscritas e 581 pessoas capacitadas, com salas repletas de profissionais, universitários e afins.
O MEGACON ainda contou com atrativos para a família com pipoca, brindes, atrações como a revelação dos ganhadores dos concursos sendo eles o concurso Bloco do Ouro e A Ponte MEGACON, o Bloco de Ouro realizado em parceria com a Legran, contaram com 10 concreteiros que construíram um muro de bloco de concreto no sábado onde os requisitos avaliados foram prumo, execução do projeto correto, nivelamento das fiadas, tempo, qualidade e limpeza. A dupla ganhadora recebeu o prêmio no valor de R$5mil, ficando as duplas de segundo e terceiro lugar com a premiação de R$2mil e R$1.000 respectivamente.

No Concurso da Ponte MEGACON, 4 duplas de estudantes de ensino superior da UNIUBE e UNIESSA criaram no sábado, cada dupla uma ponte de palito resistente, sendo no domingo a prova com a ruptura das mesmas com anilhas de ferro. A ponte ganhadora suportou 54 quilos, e a dupla campeã foi premiada com R$3 mil reais.
Aproximadamente 600 procedimentos na área da saúde entre eles aferições de pressão, teste de glicemia capilar, avaliação odontológica, exame de tonometria, entre outros foram oferecidos gratuitamente pelo SECONCI-TAP, ISO Olhos e UNIESSA.

Foram em média 5.606 visitantes que participaram do evento realizado na Arena Sabiazinho em Uberlândia que contou com feira de imóveis, balcão de empregos, cadastramento na Prefeitura para o programa Minha Casa, Minha Vida, palestras técnicas, concursos, serviços gratuitos entre outros.
Para finalizar, o Presidente do Sinduscon TAP, Pedro Spina, afirmou que o Megacon se tornou um evento anual previsto no calendário Sinduscon-TAP e da construção civil de Uberlândia e região, devido a tamanha aderência populacional e expressividade de resultados.

Abertura solene

A abertura solene aconteceu na sexta-feira às 19h30 e contou com a presença de autoridades e amigos, dentre eles o Prefeito Odelmo Leão, Vice-Prefeito Paulo Sérgio Ferreira, Deputada Federal Ana Paula Junqueira Leão, Deputado Federal Elismar Prado, Deputado Federal Cristiano Caporezzo, Deputado Estadual de MG Weliton Prado, Deputado Estadual de MG Leonídeo Bolças, Vereador Jair Ferraz, Vereadora Gláucia da Saúde, Vereador José Antônio – Queijinho, Vereador Leandro Neves, Presidente da Câmara da Construção Civil Geraldo Linhares, Presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba José Alves, Chefe de Gabinete da FIEMG Alba Lima, Secretário Municipal de Habitação Luis Alves, Secretário Municipal de Obras Norberto Nunes, a Superintendente Executiva de Habitação da Caixa Econômica Federal Vera Queiroz, Superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal Clayton Carneiro, Superintendente Executivo de Governo Caixa Gilmar Passos, Analista do SEBRAE Fabiana Queiroz, Conselheira Estadual do CAU/MG Elaine Saraiva e consultor convidado Anderson Gonçalves. A abertura foi marcada pela moção de aplausos concedia ao presidente Pedro Spina entregue pelo vereador Jair Ferraz, com o uso da palavra pelo CREA/MG proferida pelo Inspetor Chefe Paulo Galvão com agradecimentos e corte da fita representando o início da venda de imóveis realizada pelo Prefeito Odelmo Leão e presidente Pedro Spina.
Anderson Gonçalves consultor da BRAIN Inteligência apresentou brevemente os resultados do mercado imobiliário de Uberlândia a nível nacional, e o município continua sendo a cidade que mais lança e mais vende imóveis no Brasil.

sinduscontap-megacon-2023-12 sinduscontap-megacon-2023-20 sinduscontap-megacon-2023-21