88º Enic: CPRT/CBIC propõe debate sobre gestão do trabalho em tempo de crise

A Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC promoverá na tarde do dia 12 de maio, em Foz do Iguaçu, no Paraná, por ocasião do 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), painel sobre o tema “Gestão do Trabalho em Tempos de Crise – Como competir no mercado de construção?”. Com foco no “Combate à informalidade, Gestão e Produtividade”, o painel terá início às 15h30, no Recanto Cataratas Thermas, Resort & Convention, em Foz do Iguaçu. Participarão do debate, como palestrantes, os doutores Fernando de Holanda Barbosa Filho, membro do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV), e Ubiraci Espinelli Lemes de Souza, professor livre-docente da Universidade de São Paulo – Departamento de Construção Civil da Escola Politécnica. O painel será mediado por Fernando Guedes, do Sinduscon-MG. Clique aqui para acessar a pauta completa da Comissão para o 88º Enic. Participe!

Último dia para inscrição no Prêmio CBIC de Responsabilidade Social

Terminam nesta terça-feira (15/03) as inscrições para o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social – Edição 2016. Com o slogan, “Algumas empresas passam, outras deixam sua marca”, o prêmio tem como principal objetivo fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações socialmente responsáveis no setor. As entidades e empresas construtoras ou do mercado imobiliário, sediadas no Brasil, que estejam desenvolvendo ações, projetos ou programas de responsabilidade social, podem participar do prêmio, considerado a maior iniciativa de reconhecimento na área da responsabilidade social do setor da construção. Os premiados, nas categorias Organizações (Empresa, Entidade e Seconci) e Especiais (Reconhecimento Social e Trabalhador Modelo), serão conhecidos durante o 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado nos dias 11, 12 e 13 de maio, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Clique aqui para mais informações e inscrições.

CBIC e Sinduscon-MG promovem Oficina de Capacitação do Guia de Compra Responsável nesta quinta-feira

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Sinduscon-MG realizam no próximo dia 17 de março, das 14h às 17h30, no auditório do Sindicato, em Minas Gerais, a segunda Oficina de Capacitação do Guia de Compra Responsável, com foco nas metas para a aquisição de produtos e serviços no setor da construção, de forma ambiental e socialmente responsável. O guia foi lançado no ano de 2015, durante o 87º ENIC, em Salvador-BA. A iniciativa conta com a correalização do Senai. A ferramenta visa apoiar a decisão dos profissionais responsáveis por projetos arquitetônicos, de estrutura e de instalações, sobre o que é aceitável ou não comprar. A oficina será ministrada pela Professora Raquel Naves Blumenschein, na Universidade de Brasília (UnB). Para se inscrever, clique aqui. A inscrição será efetuada por meio da doação de um kit escolar, que será destinado ao Projeto Verena “Trilhando novos Caminhos”. O kit também poderá ser adquirido no local do evento no valor de R$ 25,00. Compõem o kit escolar: cola branca, caderno brochura, apontador, régua de 30 cm, borracha, tesoura sem ponta, lápis de escrever, caixa de lápis de cor, caixa de giz de cera e durex.

Clique aqui para acessar o Guia de Compra Responsável.

Setor da construção apresenta queda no nível de emprego em janeiro

Dados da pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) e com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), o setor da construção registrou queda de 0,10% no nível de emprego, em relação a dezembro de 2015, com o fechamento de 2,8 mil postos de trabalho no País, considerando os efeitos sazonais. Desconsiderando esses efeitos, o número de vagas fechadas em dezembro foi de 32,1 mil (-1,08%). Para o presidente do Sinduscon-SP, José Romeu Ferraz Neto, a redução do nível de emprego em janeiro, pelo segundo ano consecutivo, mês que normalmente é de contratações na indústria da construção, depois da queda sazonal que costuma ocorrer nos meses de novembro e dezembro, é preocupante e reforça a necessidade de maior rapidez na adoção de medidas de estímulo à construção, tais como: novas concessões e parcerias público-privadas federais, estaduais e municipais que sejam realmente atrativas aos investidores nacionais e estrangeiros; desburocratização na aprovação de projetos e financiamentos; e incentivos à industrialização de obras”. De acordo com a pesquisa, preparação de terrenos teve a maior retração (-1,08%) em janeiro em comparação a dezembro, seguido pelo de infraestrutura (-0,90%). No acumulado do ano, contra o mesmo período do ano anterior, o segmento imobiliário apresentou a maior queda (-17,61%). Os piores resultados foram observados nas regiões Norte (-1,89%) e Nordeste (-0,69%).

88º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic)Data: 11 a 13 de maio
Local: Recanto Cataratas Thermas, Resort & Convention – Foz do Iguaçu (PR)
Informações e inscrições, clique aqui.

CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção | SCN - Quadra 01 - Bloco E - Edifício Central Park - 13º Andar - CEP 70.711-903 - Brasília/DF | Tel.:(61) 3327-1013