23/04/2015 :: Edição 5494

Caged

CBIC ACREDITA QUE AS DEMISSÕES NO SETOR DA CONSTRUÇÃO SÃO UM REFLEXO DA REDUÇÃO DE INVESTIMENTOS

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) continua bastante preocupada com o número de demissões no setor, que registra saldos negativos desde o início do ano. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged/MTE), divulgado hoje, 23 de abril, as demissões no mês de março superaram as contratações em 18,2 mil, fazendo com que o setor apresente a maior queda absoluta entre os setores econômicos pesquisados e a segunda maior queda relativa, perdendo apenas para o setor extrativo mineral.No ano, o setor da construção já registra perdas de 50,974 mil vagas. Como comparação e demonstrando a gravidade do problema, vale dizer que em 2011 o saldo foi positivo e registrou 235,922 mil novas vagas. Em 2012, foram 156,875 mil novas vagas. Já em 2013, o saldo positivo foi de 104,527 mil vagas. Nos últimos 12 meses, o setor já acumula perda de 241,570 mil vagas.Para o presidente da CBIC, José Carlos Martins, as demissões ainda são reflexo da redução de investimentos, devido à queda de confiança do empresariado. “Por isso é fundamental que se busque ações para retomar a confiança do empresário. Uma das medidas imediatas, na nossa opinião, seria a regularização dos pagamentos em atrasos por parte do Governo Federal. Além disso, o lançamento da fase 3 do Programa Minha Casa Minha Vida e também de PPPs e concessões em infraestrutura. Dessa forma, é possível planejar o futuro das empresas e com isso voltar a investir em novos projetos. Do contrário, a falta de investimentos hoje, vai piorar o cenário futuro da economia do País”.  



Terceirização

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA EMENDA AO PROJETO DA TERCEIRIZAÇÃO

A Câmara dos Deputados concluiu ontem (22/04) a votação do Projeto de Lei 4330/04, que amplia as terceirizações para todas as áreas de uma empresa. A emenda aprovada permite a terceirização das atividades-fim das empresas do setor privado e altera diversos pontos do texto-base da proposta. O texto não usa os termos atividade-fim ou atividade-meio, mas permite a terceirização de qualquer setor de uma empresa. A emenda também ampliou os tipos de empresas que podem atuar como terceirizadas, abrindo a oferta às associações, às fundações e às empresas individuais (de uma pessoa só). Pelo texto, a subcontratação por parte da contratada somente poderá ocorrer quando se tratar de serviços técnicos especializados. O texto segue para aprovação no Senado Federal, onde muitas questões ainda serão aprimoradas, como às referentes à responsabilidade solidária prevista no art. 15. Com informações daAgência Câmara / Novidades Legislativas CNI.


Infraestrutura e PPPs

INTERNATIONAL MEETING: INFRASTRUCTURE AND PPPS
 SERÁ NA PRÓXIMA SEMANA

Diante do esgotado modelo de financiamento de longo prazo, pautado nos bancos públicos, e da necessidade de o governo brasileiro ampliar o uso de concessões e PPPs, como forma de manter o desenvolvimento da infraestrutura nacional neste período de ajuste fiscal. A CBIC defende que as PPPs e concessões devem fazer parte do cotidiano do setor, tornando-se, de fato, uma política pública orgânica, perene e transparente. Em função disso, a realizará nos próximos dias 27 e 28 de abril, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, em parceria com a Confederation of International Contractors Associations (CICA) e a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC), o evento International Meeting: Infrastructure and PPPs. O encontro tem como objetivo promover o diálogo sobre o mercado de concessões e parcerias público privadas (PPPs) e, com isso, contribuir com o crescimento e desenvolvimento do setor da construção no Brasil. Clique aqui para mais informações.


Infraestrutura e PPPs

MINISTRO NELSON BARBOSA PARTICIPA DO INTERNATIONAL MEETING: INFRASTRUCTURE AND PPPS

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, apresentará aos participantes do International Meeting: Infrastructure and PPPs, no próximo dia 27 de abril, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, o cenário nacional sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões. Na manhã do dia seguinte (28/04), também haverá um debate sobre os Cenários para as PPPs no Brasil e no Mundo. O objetivo deste painel, que fará um panorama sobre as PPPs no Brasil e na Turquia, assim como as tendências observadas na América Latina e no mundo, é possibilitar aos participantes compreender onde o mercado brasileiro se encontra e quais os caminhos que podem ser percorridos no futuro, com base nas trajetórias de outros países. Participarão do painel, como palestrantes: Bruno Pereira; Emre Aykar, presidente da CICA; Roger Fiszelson, diretor geral da CICA, e Fernando Lago, presidente da Comissão de Infraestrutura da FIIC. O painel será moderado pelo presidente da CBIC, José Carlos Martins. Clique aqui para mais informações.


Ética e Compliance

CBIC PROMOVE PRIMEIRA PESQUISA DE ÉTICA E COMPLIANCE NA CONSTRUÇÃO

A CBIC deu início nesta quinta-feira (23/04) à 1ª Pesquisa On Line de Ética e Compliance da Construção junto às lideranças do setor, associadas à entidade. O objetivo é identificar os principais dilemas éticos do segmento, conhecer as boas práticas já existentes no setor e capturar ideias que possam agregar valor ao projeto, para torná-lo mais efetivo aos associados. É fundamental a participação de todos os líderes na pesquisa, que deve ser respondida até o próximo dia 30/04. A pesquisa faz parte do projeto Ética e Compliance na Construção, que a entidade lançará oficialmente no dia 13 de maio, durante a reunião do Conselho de Administração, em Brasília, ocasião em que também fará sua adesão ao Pacto Global, iniciativa da ONU.

Cbic

Informações de Contato

Rua Nova Ponte, 500
Bairro Jardim dos Gravatás
Uberlândia-MG
(34) 3236-3163

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Quem Somos

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba SINDUSCON-TAP tem como missão representar os interesses do setor da construção civil, promover o desenvolvimento sustentável, melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços e o fortalecimento do segmento nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba... Ler Mais

Newsletter